Famílias devem consumir menos neste
Natal, diz pesquisa da CNC
Frente ao mesmo período de 2012, o indicador mostrou recuo de 6,1%.
Venda de bens duráveis também deverá sofrer impactos neste Natal.
Em dezembro, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou alta de 0,9% frente a novembro, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (17) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
“O efeito sazonal do período, com as festas de fim de ano, além da manutenção dos ganhos reais, permitiu um aumento da confiança das famílias em dezembro, mantendo o índice acima da zona de indiferença (100 pontos), o que indica um nível favorável de consumo”, afirma o economista da CNC Bruno Fernandes por meio de nota.
Já na comparação com o mesmo período de 2012, o indicador mostrou recuo de 6,1%, "o que diminui a expectativa para as vendas de Natal". Segundo a Divisão Econômica da CNC, o impacto no otimismo das famílias para compras é causado pelo aumento do custo do crédito, além de um menor crescimento da massa real de salários e da inflação mais alta.
De acordo com o estudo, a venda de bens duráveis também deverá sofrer impactos neste Natal. O item que mede o Momento para Duráveis apresentou recuo de 1,7% na comparação mensal devido às dificuldades para a aquisição de empréstimos e à ausência de medidas de estímulos, como ocorreu em 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário