quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Receita do setor de serviços cresce 8,8% em outubro


Receita do setor de serviços cresce 8,8% em 

outubro



RIO - A receita nominal do setor de serviços no Brasil cresceu 8,8% em outubro de 2013, em relação a igual mês de 2012, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. O avanço foi inferior à taxa de setembro, revisada para 9,7% (na primeira divulgação tinha sido 9,6%). No ano, a alta é de 8,5% e nos últimos 12 meses, também de 8,5%. As taxas consideram o valor nominal, ou seja, não descontam a inflação.
Os serviços prestados às famílias foram os que mais avançaram (12,6%), seguidos pelos serviços de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (9,9%), informação e comunicação (7,9%), serviços profissionais, administrativos e complementares (7,2%).
Entre os serviços prestados às famílias, o crescimento foi maior que a média nos segmentos de alojamento e alimentação - alta de 11,5% - e outros serviços prestados às famílias, com aumento de 19,5%.
A expansão da receita nominal de serviços ocorreu em todas as unidades da federação. A taxa mais alta foi no Distrito Federal, de 16,6%, mas também houve crescimento expressivo em Alagoas, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, em torno de 14%, e Tocantins, com 13,5%. O menor crescimento nominal ocorreu em Roraima, de 1,6%.
A pesquisa mensal de serviços começou a ser divulgada este ano e, por enquanto, mede apenas a receita do setor. O resultado passou a compor o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país) pelo IBGE: a primeira pesquisa com a novidade foi divulgada no início deste mês, revelando o desempenho da economia no terceiro trimestre.
Segundo o instituto, a economia brasileira recuou 0,5% entre julho e setembro deste ano, frente ao segundo trimestre, a primeira queda desde o primeiro trimestre de 2009.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/receita-do-setor-de-servicos-cresce-88-em-outubro-11099600#ixzz2npNuygQj 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário