APRESENTAÇÃO




Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade – GEPETIS e o Programa de Pós-Graduação em Economia Regional (PPECO – UFRN), realizam anualmente a SEMANA GEPETIS, no Campus-UFRN.

SEMANA GEPETIS tem como propósito fundamental a divulgação dos trabalhos dos grupos de estudos e pesquisas em economia, em particular os que se voltam para temática das transformações e políticas de desenvolvimento regional.

Com iniciativas como essa, dentre outras atividades desenvolvidas pelo grupo, o GEPETIS almeja tornar-se referência sobre a temática que será abordada.

As políticas e as transformações socioeconômicas recentes que impactam no desenvolvimento regional são pontos de referência para o debate contemporâneo. Essas Políticas e transformações contribuem para alterar o contexto econômico e social da população e da região.  O Estado é grande influenciador nas decisões sobre investimentos do setor produtivo, seja através da construção da infraestrutura básica para o capital investido, no fornecimento de subsídios e incentivos ou mesmo produzindo via empresas estatais.

Nas últimas décadas, principalmente na década de 2000, o Estado realizou significativos investimentos sociais e econômicos, ampliando a infraestrutura e as condições para o investimento privado e para a subsistência dos extratos sociais mais pobres. Recente, a economia mergulha em uma recessão que provoca a deterioração dos investimentos infra-estruturais, sociais e econômicos, que beneficiaram milhões de trabalhadores brasileiros. Nesse cenário, de retrocesso econômico, social e político, o tema de desenvolvimento ressurge com força total. Principalmente, por que uma minoria de privilegiados (elite econômico-financeira) continuou a ampliar sua participação da distribuição da renda e da riqueza a revelia do caos social e preocupação humanitária com os mais pobres. Pensar a retomada do desenvolvimento inclusivo, em meio ao caos generalizado é fundamental para a retomada da normalidade societária brasileira. No entanto, não é possível pensar o desenvolvimento sem atentar para a dependência, em suas múltiplas dimensões.  
  
Nesse contexto, o GEPETIS visa estudar, apresentar e debater o contexto histórico, social, político e econômico do desenvolvimento no contexto da dependência.

O objetivo principal para a realização da SEMANA GEPETIS é dar continuidade a trajetória de formação de profissionais e produção científica de modo a contribuir para a solução dos problemas que a sociedade civil organizada enfrenta em seu cotidiano.
O GEPETIS propõe a realização desse evento, visando propiciar:
a) o encontro de pesquisadores vinculados a diversas instituições de ensino e pesquisa da região Nordeste;
b) contribuir para a consolidação desse campo de pesquisa na área de Ciências Econômicas;
c) possibilitar a criação de uma rede regional de intercâmbio entre pesquisadores da temática;
d) examinar temas-chave e de fronteira nessa área do conhecimento e
e) alavancar os interesses e pesquisas do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas tornando-os referência importante nesta área acadêmica e de formação profissional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário