sábado, 24 de agosto de 2019

IX Semana GEPETIS




 25 a 27 de setembro de 2019.
                          
Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade – GEPETIS e o Programa de Pós-Graduação em Economia Regional (PPECO – UFRN), comunicam a realização da nona edição da SEMANA GEPETIS, a ser realizada no Campus-UFRN, a qual terá como Tema Central: “O Impacto das Políticas recentes para o Desenvolvimento Regional”.
A IX Semana GEPETIS tem como propósito fundamental a divulgação dos trabalhos dos grupos de estudos e pesquisas em economia, em particular os que se voltam para temática das transformações e políticas de desenvolvimento regional.
Com iniciativas como essa, dentre outras atividades desenvolvidas pelo grupo, o GEPETIS almeja tornar-se referência sobre a temática que será abordada.
As políticas e as transformações socioeconômicas recentes que impactam no desenvolvimento regional são pontos de referência para o debate contemporâneo. Essas Políticas e transformações contribuem para alterar o contexto econômico e social da população e da região. O Estado é grande influenciador nas decisões sobre investimentos do setor produtivo, seja através da construção da infraestrutura básica para o capital investido, no fornecimento de subsídios e incentivos ou mesmo produzindo via empresas estatais.
Nas últimas décadas, principalmente na década de 2000, o Estado realizou significativos investimentos sociais e econômicos, ampliando a infraestrutura e as condições para o investimento privado e para a subsistência dos extratos sociais mais pobres. Recente, a economia mergulha em uma recessão que provoca a deterioração dos investimentos infra-estruturais, sociais e econômicos, que beneficiaram milhões de trabalhadores brasileiros. Nesse cenário, de retrocesso econômico, social e político, o tema de desenvolvimento ressurge com força total. Principalmente, por que uma minoria de privilegiados (elite econômico-financeira) continuou a ampliar sua participação da distribuição da renda e da riqueza a revelia do caos social e preocupação humanitária com os mais pobres. Pensar a retomada do desenvolvimento inclusivo, em meio ao caos generalizado é fundamental para a retomada da normalidade societária brasileira. No entanto, não é possível pensar o desenvolvimento sem atentar para a dependência, em suas múltiplas dimensões.
Nesse contexto, o GEPETIS visa estudar, apresentar e debater o contexto histórico, social, político e econômico do desenvolvimento.
O objetivo principal para a realização da "IX SEMANA GEPETIS” é dar continuidade a trajetória de formação de profissionais e produção científica de modo a contribuir para a solução dos problemas que a sociedade civil organizada enfrenta em seu cotidiano.
O GEPETIS propõe a realização desse evento, visando propiciar:
a) o encontro de pesquisadores vinculados a diversas instituições de ensino e pesquisa da região Nordeste;
b) contribuir para a consolidação desse campo de pesquisa na área de Ciências Econômicas;
c) possibilitar a criação de uma rede regional de intercâmbio entre pesquisadores da temática;
d) examinar temas-chave e de fronteira nessa área do conhecimento e
e) alavancar os interesses e pesquisas do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas tornando-os referência importante nesta área acadêmica e de formação profissional.
Convidamos acadêmicos e interessados na temática a participar dessa discussão de abrangência interdisciplinar, para que possam enriquecer o debate e contribuir com a criação e disseminação de um maior conhecimento sobre o assunto.

Eixos Temáticos
Economia do Trabalho
Desenvolvimento Urbano
Desenvolvimento Regional
Sustentabilidade e Inovação




Cidade: Natal, RN, Brasil.
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Público-alvo: Alunos de graduação e de pós-graduação, técnicos e docentes em Ciências Econômicas e cursos afins.

Realização:
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade – GEPETIS.

Apoio:
- Departamento de Economia – DEPEC
- Programa de Pós-Graduação em Economia

Comissão Organizadora:

Coordenador Geral: Prof. William Eufrásio Nunes Pereira

Coordenadores:
Me. Ana Cristina dos Santos Morais
Profº. Denílson da Silva Araújo
Profº. Francisco Wellington Duarte
Profa. Luziene Dantas de Macedo
Profº. Marconi Gomes da Silva
Profa. Maria Lussieu da Silva
Profa. Valdênia Apolinário


Monitores:
Alessanna Larissa Azevedo Vitoriano  
Caio Cezar Fernandes da Silva
Ellitamara Alves de Oliveira Melo
Ruth Albuquerque de Lima
João Paulo de Souza Ferreira
Thaise da Costa Varela 

  
Etapa

Prazos

Envio dos Resumos (banner) e dos Artigos        

Até 13 de setembro de 2019

Resultados dos trabalhos aprovados

Até 20 de setembro de 2019

Inscrição via SIGAA

Até o dia 24 de setembro


CHAMADAS PARA PAINÉIS E COMUNICAÇÃO ORAL - CALL FOR PAPERS

PROCEDIMENTOS PARA ENVIO DOS RESUMOS

Os Resumos dos Trabalhos que serão apresentados em painel ou comunicação oral, devem ser encaminhados para o e-mail gepetis@hotmail.com com os seguintes tópicos:

1.     Características do Resumo – o resumo completo a ser apresentado em forma de painel, deverá ser apresentado com fonte Arial 11 e espaço simples entre linhas.

2.     Corpo do resumo
a)     Nome do tópico para inserção do painel ou da comunicação oral.
b)    Título do trabalho.
c)     Nome do autor principal e dos coautores com suas respectivas  instituições.
d)    Resumo em português ou no idioma original, com palavras-chave.
e)     No resumo devem constar: introdução, objetivos geral e específico, metodologia, resultados e/ou conclusões, referências.
f)      Sugere-se que o corpo principal do texto esteja situado no limite máximo de 01 lauda. Mencionar as instituições vinculadas ao trabalho apresentado


2.1 Painel tamanho do painel - 1,0x0,9 m

1.Tabelas, quadros, gráficos e outras figuras são indicados para o painel.
           2. Aconselha-se (não obrigatório) manter cópias do trabalho completo junto ao painel.

  2.2 Comunicação Oral – Trabalho com no máximo 20 páginas, Arial 12, espaçamento 1,5, seguir normas da ABNT.

Observações:
1.       Os trabalhos selecionados serão publicados na página do GEPETIS e no blog do GEPETIS.
2.       A Comissão Organizadora da IX SEMANA GEPETIS não se responsabiliza por nenhum gasto (transporte, hospedagem, alimentação etc.) efetuado pelos participantes do evento, limitando-se a fornecer as informações sobre o evento, locais de hospedagem, alimentação e transportes.
3.       Os trabalhos selecionados tendo em vista os critérios de qualidade, contribuição, ineditismo, relevância e pertinência.
4.       O GEPETIS promoverá uma sessão online para os apresentadores que não puderem comparecer ao evento na data marcada.

Natal, 24 de agosto de 2019.
                     
           
Prof. Dr. William E. N. Pereira
Coordenador Geral







Nenhum comentário:

Postar um comentário